sábado, 20 de outubro de 2012

Videoteca: Lulu from Brazil


Lulu from Brazil é paulistana, nascida em 1966. Iniciou seus estudos em dança com Sherahzad, armênia residente no Brasil. Esta foi sua única professora neste país.
Em 1985 fez suas primeiras apresentações na Casa de Chá Khan el Khalili. Neste mesmo ano também casou-se com seu primeiro marido, proprietário da casa de chá. O casamento e a parceria entre eles durou 21 anos. Durante este tempo Lulu esteve a frente do ensino e da qualidade artística da casa, construindo sua estrutura técnica e estilo. Lá iniciou sua carreira como professora, em 1990. A criação das aulas e do conteúdo didático era sua responsabilidade. Juntos, Lulu e Jorge transformaram a casa de chá em um centro de referência de dança do ventre, com apresentações diárias e produção de materiais exclusivos para estudo.

Em 1993 promoveu grande festa na Khan el Khalili para celebrar seus 10 anos de dança, com um público estimado de 400 pessoas. O maior grupo reunido de pessoas interessadas na dança até então. Neste mesmo ano lançou seu primeiro vídeo didático. O primeiro de muitos, todos muitíssimo recomendados para quem estuda a dança do Ventre. Em 98 lançou uma coleção com 17 vídeos didáticos, com bailarinas convidadas de todas as partes do Brasil – todas alunas de Lulu e naquela época já profissionais em dança. Durante muito tempo, quando o acesso a aulas e a outros materiais didáticos sobre dança era muito limitado, os DVDs da Lulu foram de grande importância para a formação de inúmeras bailarinas, muitas das quais são hoje conceituadas. A partir destes DVDs a dança chegava aos lugares mais distantes. Depois de mais de 25 anos de carreira, Lulu já lançou cerca de 40 vídeos tutoriais e de apresentações nos quais explora técnica e exibe um pouco de seu estilo de dançar. 

Em 1998 organizou uma festa comemorando seus 15 anos de dança, no clube Sírio Libanês em São Paulo. Desta vez contando com música ao vivo e um público de 1300 pessoas.
Fez diversas viagens internacionais, tendo sido a primeira em 1982 para os Estados Unidos, em busca de maior conhecimento e contato com novos professores. Em 98 fez sua primeira viagem ao Egito e em 1999 iniciou um processo de viagens internacionais, sendo o primeiro país visitado a Suécia, como estudante. Começaram a surgir os primeiros contatos internacionais e convites para trabalhar na Europa. Desde então ministrou cursos regulares nos seguinte países: Argentina, Chile, USA, Canadá, Egito, Islândia, Noruega, Suécia, Dinamarca, Portugal, Espanha, Itália, Áustria, Alemanha, França, República Checa,  Japão, Eslovênia, Reino Unido, Irlanda, México, Escócia e todo território brasileiro.
Em 2000 nasce a ideia, junto com Jorge Sabongi, de criar um processo seletivo para alavancar a qualidade e homogeneidade da dança em todo país. Criaram então a Pré Seleção Khan El Khalili.
Hoje ela dirige a escola Shangrilah House, ministra aulas e produz eventos e dá continuidade ao trabalho iniciado, criando seu próprio selo de qualidade a partir de pedidos de bailarinas que primavam pela arte na avaliação de suas danças.

Sua conexão com a dança é mais ligada a forma como a música é sentida no Egito do que nos demais países árabes. Lulu faz movimentos bem pequenos, batidas suaves e tudo é bem compacto.  Sua dança é fluida, com deslocamentos leves. Adora usar pivôs em baixo e médio plano, fazer oitos laterais com quadril emendado com ganchos de perna. Dança perfeitamente com o véu tradicional, com um incrível domínio. E se expressa de uma forma linda ao dançar, com completa conexão entre música, expressão corporal e sentimentos.

Depois de 28 anos de dança continua fazendo aulas, se dispondo a estudar. Uma grande mestre com a humildade de se dispor a aprender cada vez mais, difundindo a ideia de que o estudo é para sempre. Fez aulas com Sherahzad, Farida Fahmy, Mahmoud Reda, Rakia Hassan, Morroco,  Ibrahim Farah,Anahide Sophien, Ghassan Fadlahlah, Amany, Dina, Aida Nour, Souhair Zaki, Mona Said,  Najwa Fuad, Ibrahim Akef, Mr Farouk, Zaza Hassan, Ashraf Hassan, Hassan Afifi, Shalaby, Gamal Seif, Khaled Seif, Momo Kadous, Shokry Mohamed, Mohamed Shahin, Hussein, Mo Gedawi, Newen Ramez, Freizz, Ahmed Fekri, Yousri Sharif, Mohamed Kasafy, Khaled Mahmoud, Randa Kamel, Lucy, Sahara Saeda, entre outros.
Super aconselho a todos estudar com e como a Lulu. E assistir muitos e muitos vídeos, shows e aulas! Sempre é possível aprender muito com ela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário