sábado, 8 de setembro de 2012

Alongamento com Posturas de Yoga



Meu trabalho baseia-se na Hatha Yoga, principalmente no trabalho do Profº Hermógenes (precursor da Yoga no Brasil), em exercícios de alongamento, pilates de solo, unidos a vinte anos de experiência em dança e exercícios físicos, reunindo todas as passagens de centenas de alunos com suas dores, alegrias e fases de vida. 

Yoga vem da raiz sânscrita “yuj”, cujo significado é junção, união, comunhão, integração, tudo o que desejamos, o contato com Deus, com o supremo.

A prática da Yoga gera: transformação, harmonização, cura de doenças, amor e alegria, equilíbrio interior, domínio próprio, força, paz, contentamento.

“A prática do alongamento com posturas de yoga, com ênfase no relaxamento e meditação, desenvolve a coordenação, aumenta a resistência, o equilíbrio, a clareza mental, a concentração e a saúde em geral. O hatha yoga, uma  modalidade de Yoga com ênfase no esforço vigoroso e persistente, estimula a percepção do corpo. Concentrar-se no corpo traz a mente de volta para o presente. Toda vez que você vive momento presente, você larga certa quantidade de “bagagem”. Mesmo que você a retome depois, você acaba reduzindo o nível de stress com mais frequência e por períodos mais longos. Assim, o Yoga é uma prática para toda a vida, uma fantástica ferramenta de transformação.”- Christina Brown. Estar em forma de verdade significa realizar as atividades do cotidiano com destreza, agilidade e equilíbrio. Dormir bem e acordar bem, ter boa postura, mente clara, paz e alegria interior.

É necessário praticar, vivenciar, experimentar, permitir-se, investir para colher os resultdos. Yoga é um a filosofia de vida, com várias vertentes, dentre as quais podemos buscar a que melhor nos atende.

Praticar Yoga é aprender o caminho de volta para si mesmo.
Relaxar no ser que somos implica em dedicar um tempo a sai, recuperando a essência doser, no meio do turbilhão do cotidiano:

Capitalismo = Seres estressados = desequilíbrio mental, espiritual, físico e emocional = Doenças

 É impressionante o descaso das pessoas com seu próprio ser. Na área física (saúde), emocional e espiritual. Cuidar de nossa saúde deveria ser uma prioridade. O mundo  atual inverteu nossas preocupações.O corpo como templo do espírito deve ser honrado.

A Yoga afeta diretamente o sistema nervoso e endócrino,vitalizando as vísceras, estimulando os sentidos e é um método natural de rejuvenescimento e repouso, emagrecimento sadio,embelezamento da figura, resistência às moléstias e estafa. Gera serenidade,autoconfiança, equilíbrio emocional, tranqüilidade, clareza mental, resistência à fadiga, tolerância e paciência substituem a ansiedade, fobias, conflitos e comportamentos neuróticos.

Em uma sequência de mudanças nos hábitos, a alimentação fica mais natural, e as atitudes mais nobres, trazendo transformação do caráter de uma maneira geral.


Prof.ª Tânia Fernandes é Técnica em Atividades Físicas (UNESA - CREF 7266/RJ), Bacharel em Letras (F.F.S.D), Massoterapeuta (SENAC), Acadêmica em Nutrição (Dietas e Dietoterapia) (FUNIBER), com experiência em Spas, Dança e terapias corporais  desde 1991.É Coordenadora de Lazer e Spa do Hotel Bucsky –Nova Friburgo – RJ spatanianefis@hotmail.com (22) 8828 1718
ATUA NO STUDIO TEI RUA PASTOR MAYER 31 PAISSANDÚ N.F.







Nenhum comentário:

Postar um comentário